De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer no útero, também conhecido como câncer do colo do útero, é considerado o terceiro tumor mais frequente em mulheres, para o ano de 2022 foram estimados 16.710 novos casos.
O tratamento para o câncer no útero está diretamente relacionado ao tamanho do tumor, estágio da doença, características e fatores pessoais. Em muitos casos de câncer no útero não há sinais e, portanto, não é diagnosticado até que esteja em um estágio avançado.
A cirurgia é uma necessidade para um câncer no útero quando ele progride para um estágio avançado. No entanto, conforme o câncer progride, ele pode causar sintomas como dor abdominal, sangramento irregular e secreção vaginal anormal. Por isso, é recomendável que a mulher faça exames regulares e em caso de sentir qualquer um destes sintomas, consulte seu médico imediatamente.
Se o câncer estiver em um estágio avançado, a cirurgia pode ser necessária para remover tudo ou apenas partes do tumor. Em alguns casos, a radioterapia ou a quimioterapia também podem ser utilizadas para curar o câncer no útero.
Conheça os principais tipos de cirurgias para a remoção do tumor e em alguns casos, a retirada do útero. Confira abaixo:
- Conização
- Criocirurgia
- Cirurgia a laser
- Histerectomia
- Histerectomia radical
- Exenteração pélvica
A Clínica Progyn conta com profissionais capacitados na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer ginecológico. Agende sua consulta com um de nossos médicos agora mesmo pelo telefone:
📍 Unidade Vila Mariana: (11) 9 9536-1114 📞