Clínica ProGyn

+55 (11) 99536-1114

Colocação de DIU

Home » Colocação de DIU

Os DIUs (Dispositivo Intra Uterino) ou SIUs (Sistema Intra Uterino) são objetos de plástico, em formato de T que são inseridos dentro da cavidade uterina. Eles são divididos entre Hormonais e Não Hormonais. Os DIUs hormonais, Mirena e Kyleena, apresentam na sua composição o Levonorgestrel, com a dosagem em 52mg e 19 mg dessa progesterona, respectivamente.

A liberação hormonal desses dispositivos, age no espessamento do muco cervical, dificultando a entrada dos espermatozoides pelo colo do útero e consequentemente sua ascensão, e age no endométrio, levada a uma atrofia da camada que receberia o embrião. Por essa atrofia, grande porcentagem das mulheres que usam esse método, tem uma diminuição significativa do volume menstrual, podendo chegar a amenorreia (ausência de menstruação).

Por ter uma ação local, a maioria dos ciclos são ovulatórios. Isso acontece principalmente no Kyleena, pela dosagem hormonal ainda mais baixa. Isso pode levar a formação de cistos ovarianos foliculares. Segundo os critérios de elegibilidade da Organização Mundial de Saúde (OMS), os DIUs hormonais NÃO são contra indicados em pacientes com antecedente de trombose ou histórico familiar de tromboembolismo. Quanto aos DIUs Não hormonais – Cobre e Cobre com Prata – o mecanismo de ação é diferente dos DIUs hormonais.

Além da alteração do muco cervical, o processo oxidativo do cobre faz com que a cavidade uterina se torne um ambiente inóspito para a sobrevivência do espermatozoide. Porém, isso gera um processo inflamatório no endométrio, podendo levar ao aumento de cólica e fluxo menstrual.

Agende uma consulta com os profissionais da Clinica ProGyn para avaliarmos se esse dispositivo é indicado para você.

Confirmação de e-mail

O formulário foi enviado com sucesso.