Clínica ProGyn

Imunomoduladores

Home » Imunomoduladores

A candidíase genital é uma infecção causada por um fungo, principalmente a Candida Albicans, que ocorre na região da vulva e vagina. Estima-se que 75% das mulheres terão pelo menos 1 episódio durante a vida. O fungo da Candidíase faz parte da flora vaginal de TODAS as mulheres.

A Infecção ocorre quando há um desequilíbrio dessa flora, principalmente com a queda dos lactobacilos, que protegem a flora vaginal. O sintomas da doença são bem característicos. Normalmente as mulheres apresentam uma secreção vaginal esbranquiçada, às vezes com a presença de grumos (como um leite talhado), ardência, coceira e vermelhidão na região. Pelo prurido intenso, a presença de fissuras e assaduras na região é bastante comum.

Não é raro o sintoma da disúria (dor ao fazer xixi), já que o fungo “gosta” da uretra (canal por onde sai a urina), e por isso, as vezes é confundida com infecção urinária. A prevenção é realizada pela tentativa de estabelecer um equilíbrio da flora vaginal. Isto é, um equlíbrio entre hábitos de higiene e preservação da imunidade.

Hábitos como dormir sem calcinha, não utilizar roupas apertadas e materiais sintéticos, uso de biquini molhado por muito tempo, evitam um maior calor local, diminuindo a proliferação do fungo.

O uso de preservativo durante a relação sexual também auxilia, já que a ejaculação dentro do canal vaginal aumenta a umidade da região, levando a um ambiente propício para o desenvolvimento da cândida.

Quanto a imunidade geral, a prática de atividade física, controle do peso e da glicemia, qualidade do sono e uso de polivitamínicos auxiliam na sua manutenção. Porém, hoje, contamos com imunomoduladores que levam a uma espécie de Imunidade Treinada, capaz de imuno estimular anticorpos que “defenderão” a flora vaginal.

A Clinica ProGyn oferece às suas pacientes, protocolos de Imunomodulação para Candidíase e outras doenças como HPV e Infecção do Trato Urinário. O Tratamento da Candidíase, além do equilíbrio da flora vaginal, consiste no uso de Antifúngicos, preferencialmente de uso local.

Confirmação de e-mail

O formulário foi enviado com sucesso.