Clínica ProGyn

Laser de HPV

Home » Laser de HPV

O Papilomavírus Humano, popularmente conhecido pela sigla HPV, é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que atinge cerca de 630 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O vírus do HPV tem uma alta taxa de contágio. Na maioria dos casos, ele é transmitido por via sexual (vaginal, anal ou oral). Entretanto, o contágio também pode ocorrer através do contato direto. O uso compartilhado de toalhas, biquinis, calcinhas, e utensílios eróticos, apesar de menos frequentes, também são vias de contágio. Outra via, que não se pode esquecer, é a transmissão vertical, isso é, aquela que a mãe transmite para o filho(a) durante o trajeto do parto normal.

A infecção pelo HPV pode levar ao aparecimento de verrugas anogenitais (vulva-vagina-ânus) e em subtipos de alto grau, ao câncer genital (homens e mulheres). Quanto a prevenção, a maior arma ainda é a vacinação para o vírus. É claro que hábitos de higiene e uso de preservativos durante a relação sexual, ajudam a diminuir o risco de transmissão.

Atualmente contamos com diferentes tipos de tratamentos das lesões causadas pelo HPV. Esse tratamento consiste em remover através de medicações (ácidos/imunomoduladores creme), laser de CO2 e até procedimentos cirúrgicos, as lesões induzidas pelo vírus. Hoje é sabido que o melhor tratamento para eliminar as lesões e com menor taxa de recorrência , ou seja, da volta da lesão, é a utilização do Laser de CO2. O Laser de CO2, basicamente destroi as células onde o vírus do HPV induziu o aparecimento das lesões. O procedimento com o Laser evita o dano em tecidos próximos da lesão, o que é difícil evitar nos outros métodos.

A Clínica ProGyn conta com profissionais habilitados no manuseio desse tipo de equipamento, possibilitando o melhor tratamento preconizado na atualidade.

Confirmação de e-mail

O formulário foi enviado com sucesso.