Clínica ProGyn

Ginecologia

Home » Ginecologia

Além do diagnóstico e tratamento das enfermidades ginecológicas, o ginecologista é principalmente o clínico geral da mulher, encarregando-se do rastreio e prevenção de doenças que ocorrem ao longo da sua vida.

O principal objetivo do exame ginecológico é a avaliação dos órgãos pélvicos internos e externos femininos: o útero, os ovários, as tubas uterinas , colo do útero, a vagina e os grandes e pequenos lábios. Também são observados sinais de câncer nas mamas.

Com o objetivo de avaliar integralmente à saúde da mulher, o ginecologista também pode detectar outras alterações corporais como infecções nos sistema urinário, ou outras situações que podem afetar a saúde global da mulher.

As consultas ginecológicas são recomendadas a partir da menarca (1ª menstruação) e devem ser mantidas mesmo após a menopausa (última menstruação da vida da mulher).

Uma avaliação ginecológica inclui:

1- Prevenção e rastreio dos cânceres ginecológicos

Um dos principais objetivos destas inspeções é a detecção precoce de câncer de colo de útero. Um exame simples, chamado Papanicolau é feito com este propósito. O ginecologista colhe uma amostra de células das secreções vaginais, são examinadas através de microscópios potentes para a detecção de sinais cancerígenos. Além disso, realizamos a complementação diagnóstica através da colposcopia e da vulvoscopia, que em casos de necessidade, deve ser realizada uma biópsia para confirmar ou descartar a presença de câncer.

2- Tumores pélvicos

Através de exames de imagem e exame físico, o ginecologista consegue detectar alterações iniciais ou já avançadas de cistos e outras variações de processos tumorais do órgãos pélvicos (útero/anexos).

3- Tumores mamários

O exame físico e de imagem (Ultrassom/Mamografia/Ressonância) das mamas também pode evidenciá-los.

4- Infecções vaginais

O ginecologista através do exame físico e exames específicos colhidos da secreção vaginal, consegue identificar a existências de doenças vaginais que podem levar à manifestações de sintomas (corrimento/coceira/odor) que atrapalham a vida social e sexual da mulher.

5- Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

Cabe ainda ao ginecologista, a avaliação de possíveis doenças sexualmente transmissíveis e melhor tratamento.

6 – Endometriose

A avaliação ginecológica consegue descartar ou confirmar a presença da endometriose. Doença tão prevalente nos dias de hoje, é a principal causa da dismenorréia (cólica menstrual).

É uma doença importante na qual cada ciclo menstrual repercute sobre o tecido endometrial que encontra-se fora da cavidade uterina. Este endométrio pode localizar-se em qualquer órgão pélvico, produzindo dor e hemorragia menstrual abundante. O ginecologista através da avaliação física e dos exames de imagem, consegue avaliar o melhor tratamento individualizado para cada paciente, que pode ser cirúrgico ou medicamentoso.

Confirmação de e-mail

O formulário foi enviado com sucesso.