Existem diversos métodos contraceptivos, e um dos que tem sido mais buscados nos últimos tempos é o DIU. Não são todas as mulheres que se adaptam a pílula anticoncepcional, por isso, hoje tiraremos suas principais dúvidas sobre o DIU, a fim de você descobrir se esse método é para você.
Os dispositivos ultrainterinos são ideais para quem não quer ficar grávida por um ano ou mais, se prevenindo de forma não diária ou semanal; e também para mulheres que não querem ou não podem utilizar o estrogênio, um dos hormônios utilizados na pílula anticoncepcional.
Os dois principais tipos de DIU são:
– O de cobre, que é a escolha de mulheres que não querem ou não podem usar hormônios, assim o aparelho libera o cobre no útero como forma de prevenção. Ele dura cera de 10 anos e a taxa de gravidez em quem o utiliza é de menos de 1%.
– E o hormonal, que evita a gravidez liberando o hormônio levonorgestrel no organismo, engrossando o muco cervical e diminuindo o endométrio. Ele tem duração de cerca de 5 anos.
Esse método conta com poucos efeitos colaterais e, como dissemos acima, é altamente eficaz, você não precisa lembrar dele todos os dias e é de longo prazo. Porém, existe um risco, embora pequeno, de que o DIU seja rejeitado pelo organismo. Portanto, caso você sinta algo de diferente, utilize preservativos e procure o ginecologista.