Segundo dados divulgados pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de próstata é o segundo câncer mais comum em homens e pode ser curado na maioria dos casos se for detectado no início. É considerado como uma das mais importantes causas de morte entre os homens, principalmente, aqueles com mais de 65 anos.
A relação entre câncer de próstata e infertilidade depende de diversas particularidades, como a localização do tumor, a dosagem da medicação utilizada, a duração do tratamento e se a próstata será ou não removida, tudo isso pode afetar a reprodução do homem com câncer de próstata.
Existem vários tratamentos médicos que podem ajudar a tratar o câncer de próstata, incluindo cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Mas antes de receber o tratamento, você deve discutir com seu médico se é seguro conceber uma criança nesse período, pois será necessário realizar a criopreservação de espermatozoides para que o casal possa fazer a reprodução assistida.
Realizar o procedimento de reprodução assistida em homens pode ser uma tarefa bem mais fácil, pois consiste no congelamento dos espermas antes de começar o tratamento do câncer de próstata. Caso o homem não ejacular, também é possível retirar os espermatozoides diretamente dos testículos por meio de cirurgia.
Entre as principais opções reprodutivas podem envolver estão: fertilização in vitro, inseminação intrauterina, congelamento de esperma, coito programado ou o uso de um embrião de outro doador.
Deseja saber mais sobre os procedimentos da reprodução assistida? A Clínica Progyn possui uma equipe médica especializada no diagnóstico da infertilidade do casal e oferece diversos procedimentos para assegurar a preservação da fertilidade.
Agende sua consulta na Clínica Progyn pelo seguinte telefone:
📍 Unidade Vila Mariana: (11) 9 9536-1114 📞